sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira 13 !!!

Qual a origem da temida sexta-feira 13 ?
Três são as explicações mais conhecidas. A mais forte tem sua raiz na crença católica.
A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Existem muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado neste dia da semana e, na sua última ceia , existirem 13 pessoas à mesa: ele e mais os 12 apóstolos.

Mas mais antigo que isso, porém, são as 2 versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira , conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder , o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (de cujo o nome deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo , a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança , ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Eu , particulamente , não acredito em nada disso.
Mas , por via das dúvidas , evite passar por baixo da escada ou cruzar com um gato preto!!
Nunca se sabe não é??

Fonte: Internet.

3 comentários:

  1. Olá, Andrea!

    Vindo agradecer sua visita.
    Eu, particularmente, também não acredito em sorte ou azar na sexta feira 13.
    Acho que somos o que pensamos, então...não há problema algum para nós, né? rsrsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa,

    Também não sou supersticiosa. No meu blog tem um selo para você. Espero que goste. Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá Andrea, que bom saber que já esteve em Portugal. E os pastéis de Belém também são magníficos não é? Muito bons ainda quentinhos e salpicados de canela...mas aí sei que também há uma pastelaria muito tradicional e famosa, a Confeitaria Colombo, que coisas boas há lá? Já fiz um poema para essa confeitaria a convite de poetas amigos, e imaginei que iria ao Rio de Janeiro, encontrar-me com amigos que tenho aí e que seria lá a festa! Vou publicar no meu blog para ti, espero gostes. Beijos com amizade e quando voltares, vem também a Santarém, certo? Me avisa que combinamos. Arlete Piedade

    ResponderExcluir